Atividades de Ensino

PET Idiomas

Desde o ano de 2003 o PET – letras vem oferecendo semestralmente cursos gratuitos introdutórios de idiomas à comunidade em geral. O quadro de línguas oferecidas compreende desde as mais correntes, inglês, espanhol, francês, alemão e italiano, até polonês, latim e grego.
Dois objetivos principais têm-se em vista com essa projeto: oferecer uma primeira experiência de ensino a licenciandos de letras estrangeiras, e demais interessados em ensinar uma língua; e oferecer à comunidade em geral cursos introdutórios de idiomas. O projeto é organizado e coordenado pelos próprios bolsistas do PET – letras. Os professores atuam em caráter de voluntariado e recebem um certificado, ao fim do semestre, de participação.
As turmas se compõem de vinte alunos; as vagas são preenchidas através de um sorteio feito a cada início de semestre. Para concorrer às vagas, os interessados devem fazer sua inscrição junto ao PET – letras. A inscrição se limita a uma por pessoa e deve ser feita presencialmente.
O período de inscrição tanto para os que se disponham a lecionar quanto para os interessados em estudar uma língua, assim como as línguas que serão oferecidas no semestre, são anunciados no site do PET – letras.

Seminário interno

O PET – letras realiza anualmente seu Seminário interno, que consiste na discussão e avaliação das atividades feitas, além da avaliação individual e coletiva dos bolsistas.
Sua importância reside sobretudo no fato de que, a partir da reflexão sobre as atividades e a organização interna do grupo, podem-se propor mudanças e pensar coletivamente novas alternativas de trabalho. É o momento particularmente da apresentação e apreciação dos resultados dos projetos do PET – letras, além dos projetos individuais dos bolsistas, que, ademais, podem trocar experiências e socializar as dificuldades que enfrentaram.
Auto-avaliação fundamental para a construção de um grupo mais organizado, atuante e comprometido com as ações de ensino, pesquisa e extensão, os fundamentos do PET.

Reuniões acadêmicas

As reuniões acadêmicas são voltadas à formação complementar do petiano. A partir de bibliografia previamente indicada e lida por todos os bolsistas e pelo tutor, desenvolvem-se discussões acerca do conteúdo e da forma dos textos selecionados. A discussão do conteúdo versa sobre vários assuntos – teoria da literatura, linguística, filosofia, política, sociologia, cultura. A forma do texto é abordada por meio da análise do estilo, da estrutura dos argumentos, etc.
A bibliografia indicada contempla obras seminais no campo da teoria da literatura, da linguística, filosofia, sociologia, e da historiografia, privilegiando, pois, um espectro de leituras que raramente é contemplado nas disciplinas cursadas pelos bolsistas.
Como é praxe nas atividades do PET Letras, as reuniões acadêmicas são concebidas de modo a promover a liberdade intelectual e a capacidade crítica dos bolsistas. Os petianos são continuamente incitados a tomar posição frente às idéias defendidas pelos autores lidos.

Reuniões administrativas

As reuniões administrativas são um instrumento adequado para discussões dos aspectos institucionais do Programa, bem como para gerenciar as ações do grupo referentes ao Planejamento Anual, ao Relatório de Atividades e à própria organização de todas as atividades executadas pelo grupo pertinentes à tríade Pesquisa/Ensino/Extensão.
O PET – letras promove alguns eventos acadêmicos de considerável valia para o grupo e para a comunidade acadêmica de Letras, e estes são sempre concebidos, estruturados, fiscalizados e avaliados nessas reuniões.
Com certa freqüência, a pauta abarca também pontos relativos aos programas das disciplinas, desempenho geral das turmas nas quais os bolsistas estão matriculados e métodos de avaliação utilizados pelos professores. A partir dessas discussões, tomam-se deliberações que são encaminhadas ao Centro Acadêmico.
São, portanto, estas atividades de extrema importância para o desenvolvimento de novas práticas e experiências pedagógicas no curso de Letras em suas várias habilitações.

Atividades encerradas

ECAL

Bienalmente o PET – letras organiza o ECAL – Encontro catarinense de letras. O evento é realizado desde 1999, e vem ao longo dos anos se consolidando como espaço de discussão e reflexão de temas de relevo para o Curso de letras, desde seu fazer teórico e prático, pedagógico e institucional, didático e curricular. O ECAL reúne acadêmicos de letras de Universidades não apenas de Santa Catarina, como também de outro estados, propiciando desse modo ambiente de integração intelectual e política.

Papo pro ar

O Papo pro ar caracteriza-se por discussões sobre obras literárias, muitas vezes não lidas nos cursos de letras, num espaço de liberdade intelectual, despojado das exigências que muitas vezes permeiam a crítica literária em seu fazer acadêmico.
Mensalmente um membro do grupo indica uma obra literária sobre a qual deseja discutir com os outros. As discussões derivam sobre diversos aspectos presentes ou suscitados pela obra, estéticos, estruturais, culturais, político-sociais, filosóficos, e assim por diante.

Anúncios

6 respostas em “Atividades de Ensino

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s